Páginas


Translate


Seguidores

- Dicas para limpeza NA COZINHA

- Dicas para limpeza em geral
 COZINHA

Como lavar os panos de prato e deixá-los brancos

panos-brancos
Mais uma vez uma experiência de homem que já morou “sozinho”. Os panos de prato que eu usava na cozinha, eram branquissimos (quando minha mãe mandou eles). Com o tempo foram ficando sujos, e por mais que eu lavasse, não limpava (eu nunca tive o dom de lavar roupa). Foi então que descobri uma coisa muito interessante, que me fez poupar tempo e esforço.
Ao invés de ficar esfregando os panos, eu descobri que podia deixá-los fervendo, com um pouco de vinagre. Isto antes de lavar. Depois a sujeira saia com muito mais facilidade.
Logo depois de ferver eu colocava-os na máquina de lavar. Mais tempo livre, menos esforço.

Como e o que usar para limpar o fogão

fogao
Quando eu morava sozinho, que sujeira que era o nosso fogão. Uma época chegamos a forrá-lo com papel alumínio, pra facilitar (trocávamos o papel de tempos em tempos). Mas essa medida não foi sempre a usada, e me deparei (por várias vezes) com a árdua tarefa de limpar o fogão. É claro que existem vários produtos industrializados, muito bons para este fim, mas o meu preferido era caseiro, barato e muito bom.
A solução era muito simples. Eu misturava água morna com bicarbonato de sódio, e usava essa substância na limpeza do “dito cujo”. Jogava por todo o fogão, esperava uns minutos e limpava. Não tinha erro, era “pá e bola”.

Como limpar o forno microondas

limpar-microondas
Mais uma ótima dica para a cozinha. Em casa eu uso muito o microondas para aquecer a comida que sobra no almoço, não gosto de desperdício. Porém, limpar o dito forno nunca é uma tarefa fácil, parece que sempre fica sujo. Bem, não era uma tarefa fácil, com esta dica tudo fica muito simples e seu microondas vai ficar sempre limpo.
Vejam como é fácil:
1) Pegue uma vasilha de plástico e encha de água.
2) Coloque no forno microondas e ligue por 2 minutos
3) Passe um pano limpo ou papel toalha pelo microondas, até que o mesmo fique seco, assim ficará totalmente limpo.
Agora limpar o forno microondas não será mais um problema.
limpar-a-geladeira
Quem mora sozinho e cuida da limpeza da casa sabe, algum dia vai ter que limpar a geladeira. Mesmo as modernas que não formam gelo, a limpeza é muito importante. E as que formam, além de importante torna-se rapidamente visível a falta de limpeza pelo gelo formado. Chato? Eu achava, mas existem dicas simples pra “facilitar” este processo.
  • Antes de tudo, tire a geladeira da tomada.
  • Retire os produtos que estão na geladeira antes de limpar.
  • Não utilize produtos tóxicos, nem fibras ou abrasivos, eles podem vir a danificar a sua geladeira.
  • Use uma um pano umedecido (ou esponja macia) com água e sabão neutro. Evite utilizar outros produtos de limpeza para não danificar sua geladeira.
  • Pegue uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 2 litros de água morna para limpar o interior da geladeira.
  • Seque bem com um pano limpo e seco.
  • Você pode evitar os maus odores na geladeira colocando um limão aberto dentro, um pedaço de carvão ou algum produto específico para esse fim.
  • Na limpeza do condensador, use uma escova pequena, pano ou esponja.
  • Procure fazer esta limpeza pelo menos a cada 6 meses.

Como tirar manchas dos queimadores do fogão

queimadores-fogao
Não tenho certeza absoluta que o nome dessas “pecinhas” que vão nas bocas, que também podem ser tiradas para lavar. Pois bem, limpá-los e deixá-los sem nenhuma mancha é sempre um problema e, é uma das partes do fogão que mais suja. A dica é simples e rápida.
Primeiramente tenha em casa sabão de coco. Pegue os queimadores e coloque-os em uma panela com água. Coloque junto pedacinhos de sabão de coco e deixe ferver.

Como tirar manchas amarelas (de fritura) das panelas

panela-fritura
Quem cozinha tem vários problemas que as outras pessoas nem imaginam. Já gostei bastante de cozinhar e aprendi alguns truques navegando pela internet e fazendo testes. Várias vezes após usar uma panela para frituras, a mesma pode apresentar manchas amarelas. Com esta dica você pode retirar estas manchas com facilidade.
Pegue a panela e esfregue a parte amarelada, com uma esponja e detergente. Sem enxagoar, coloque a panela no fogo por alguns minutos. Ainda com a panela quente esfregue a mancha amarela com palha de aço.

Como evitar ferrugem em frigideiras e panelas de ferro

panela-de-ferro
Quem cozinha bastante sabe o quanto é difícil evitar que frigideiras e panelas de ferro venham a enferrujar. Por mais que elas sejam secadas muito bem, sempre fica um pouco de umidade, e conseguentemente a ferrugem. O que fazer?!? Se livrar das frigideiras e panelas de ferro? Capaz, são ótimas para fritar e cozinhar. Aposentar as velhas e comprar novas a cada espaço curto de tempo? Pode ser uma solução, mas esta dica vai lhe ajudar a preservar muito as suas frigideiras e panelas de ferro.
É tudo muito simples, você vai precisar apenas de um filtros de café (de papel). Após lavar e secar suas frigideiras e panelas de ferro, coloque dentro delas, deixando em contato com o fundo, um filtro de café. O filtro irá absorver toda umidade, evitando que seu utensílio enferruge.

Como tirar manchas de frigideiras e panelas de alumínio

panela-de-aluminio
 Dica para limpeza e conservação de frigideiras e panelas de alumínio. Com o tempo e o uso as peças de alumínio tendem a ficar manchadas, por mais que sejam sempre muito bem cuidadas. Se você usa constatemente panelas e frigideiras de alumínio, inevitávelmente irá se deparar com este fato. A dica a seguir serve para retirar essas indesejáveis manchas destes utensílios.
O método é bastante simples, e funciona. Você vai precisar de uma maçã.
Pegue a panela ou frigideira, coloque água e pedaços de maçã. Deixe ferver durante alguns minutos. Em seguida, lave normalmente, as manchas irão sair com muita facilidade.

Como tirar cheiro da geladeira e potes plásticos

cheiro-da-geladeira

Para tirar o cheiro forte da geladeira ou dos potes plásticos, basta lavá-la passando um pano umedecido numa mistura de bicarbonato de sódio diluído em um pouco de água.No caso dos vasilhames (potes e tampas) é só colocá-los mergulhados dentro dessa solução durante um tempinho.



Nenhum comentário: